Coordenadores


Dr. Marcelo Dal Bó

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC / UFSCar / ITC-Espanha (sanduíche - 2012). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC (2007). Graduado em Engenharia Química pela UFSC (2002). Formação técnica em Análises Químicas (1995). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - Criciúma), nível DIII-3. Atuação e experiência na área de Engenharia Química, Química e Materiais, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão sobre valorização de resíduos industriais, otimização de propriedades mecânicas de materiais cerâmicos, desenvolvimento de novos produtos e articulação tecnológica para a transferência de tecnologia.

Pesquisadores


Dr. Aline Medeiros MoraisAtualmente é professora substituta no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, ministrando disciplinas para o curso técnico em Eletromecânica. Possui graduação em Engenharia Mecânica (2011), Mestrado (2018) e Doutorado (2022) em Ciência e Engenharia de Materiais, pelo programa de pós-graduação da UDESC. No mestrado estudou com filmes finos de TiO2:Nb obtidos através da técnica Triodo Magnetron-Sputtering, com objetivo de criar superfícies fotocatalíticas e autolimpantes. No trabalho de doutorado, desenvolveu um sistema para a deposição de filmes nanométricos multicamadas TiO2/TiN e TiO2[Nb]/TiN[Nb] através de sputtering. Conhecimento da realização e análise das técnicas de goniometria, DRX, MEV/FEG, TEM, XPS, espectrofotometria, perfilometria e microscopia confocal.

Me. Anderson Augusto MullerAnderson A. Muller é Engenheiro Civil (2011) e Mestre (2013) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Atualmente é professor no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (2016) e Coordenador do curso de Engenharia Civil. Atuou como Engenheiro Civil na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (2012-2015) e como Professor na área de Engenharia Civil da Universidade de Caxias do Sul - UCS (2015), tendo também atuado como consultor junto a empresas construtoras na área de desempenho de sistemas de revestimentos de argamassas. Tem experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em Construção Civil. Participou da comissão de implantação do curso de Engenharia Civil do IFSC e também da reformulação do curso Técnico em Edificações do IFSC. Na área de pesquisa atua nos seguintes temas: desempenho das edificações, dosagem de concretos e argamassas, revestimentos de argamassa, caracterização e reaproveitamento de resíduos na construção.

Me. Cleidson Rosa Alves

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2012). Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2015). Mestrado em Engenharia Civil - Construção Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Cursando Doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projetos Hidráulicos, Estruturais, e Elétricos de baixa tensão. Atualmente realiza pesquisas voltadas para sustentabilidade, utilização dos resíduos na Construção Civil e nanotecnologias. É Docente no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Campus Criciúma-SC.

Dr. Eduardo Alberton Ribeiro

Possui graduação em Licenciatura em Química e Física pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Mestrado em Química pela Universidade Regional de Blumenau (2009), atuando principalmente no seguinte tema: Estudo de um sensor cromogênico baseado em corantes merocianínicos protonados para a detecção seletiva de aminas sob orientação do professor Dr. Vanderlei Gageiro Machado. Atualmente é professor no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFSC). Possui experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica e em Química Supramolecular, atuando principalmente nos seguintes temas: compostos solvatocrômicos, solvatação preferencial, reconhecimento molecular, quimiossensores cromogênicos.


Dr. Vilmar Menegon Bristot

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002), Especialista em Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), Engenheiro Agrimensor pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (1994), Técnico em Mecânica - Desenhos e Projetos pela Escola Técnica General Oswaldo Pinto da Veiga - SATC (1989). Atualmente é Coordenador de Estágios e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Criciúma.

ProMat-IFSC, Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora